Vale a pena investir em Dogecoin?

31/5/2021
Vale a pena investir em Dogecoin?

Inspirada em um meme da internet, nasceu a criptomoeda Dogecoin e tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. A moeda chegou a dobrar o seu valor nas últimas semanas, logo após o fundador da Tesla, Elon Musk, divulgá-la. Mas, como investir em Dogecoin?

Aliás, desde o dia que Musk a divulgou, publicando uma foto de um cachorro olhando para a sua moeda, só valoriza. Em abril de 2020 ela cresceu 468%, sendo que foram mais de 12.500% em um ano.

Dessa maneira, surgiram contestações sobre a viabilidade de investimento nessa criptomoeda. Contudo, aqui você irá aprender tudo sobre o Dogecoin, sua origem, possibilidade de investimento, como investir e onde investir nela.

Qual a origem do Dogecoin?

A criptomoeda Dogecoin tem uma história bem interessante, surgiu como uma piada da internet no ano de 2013, em relação ao Bitcoin. O Dogecoin entrou na comunidade da internet como meme e se tornou um ativo financeiro, uma criptomoeda, evoluindo para uma altcoins muito popular.

No início, essa criptomoeda foi nomeada de Doge, devido a um meme de um cão japonês, durante o ano de 2013. A sua popularidade cresceu muito rápido, já que várias pessoas começaram a zombar da moeda na internet e fazer autodivulgação da mesma.

Inicialmente, o uso da criptomoeda foi lançado restritamente a apenas alguns geeks da internet, parecido com o bitcoin no começo.

O que abriu as portas para a moeda, além da internet é claro, foi uma doação de Dogecoins para a Nascar – uma categoria de corridas com automóveis. Essa doação foi feita em 2014, em parceria com o piloto da Nascar Josh Wise, quando a criptomoeda estampou por 3 corridas a sua logo.

Dessa forma, o Dogecoin conseguiu alcançar ainda mais reconhecimento internacional em diferentes meios de comunicação. Outro exemplo foi quando a comunidade Dogecoin arrecadou 25 mil dólares para patrocinar a equipe de bobsled jamaicana para os Jogos Olímpicos de Inverno.

Dogecoin, o que é?

Ela é uma criptomoeda de código aberto e está disponível gratuitamente para qualquer programador, descentralizada, seus bancos de dados existem em vários computadores. Basicamente, o Dogecoin parece muito com o Bitcoin, tem descrição bem parecida, mas com algumas diferenças.

O Dogecoin tem uma codificação diferente do Bitcoin, sendo um pouco mais complexo e de processo de mineração diferente. Contudo, o que você precisa saber é que dá para minerar Dogecoin em computadores simples, coisa totalmente diferente do Bitcoin.

Mesmo sendo mais valorizada que o Dogecoin, existem menos Bitcoins, em relação aos Dogecoins. Pois, o número de Bitcoin é limitado, já o número de Dogecoin não.

Vale a pena investir em Dogecoin?

O número de usuários e investidores do Dogecoin só cresce, quanto mais falado na mídia, mais ele fica grande. Com isso, cada vez mais corretoras irão inseri-lo em seu portfólio de investimentos, pensando em satisfazer a demanda dos investidores.

Dessa maneira existem prós e contras, quando se pensa em investir nos Dogecoins. Os prós são que o dogecoin tem tempo de confirmação mais rápido do que quase todas criptomoedas e taxas de transição baixas.

Já os contras são que o ecossistema do Doge é suportado apenas por usuários voluntários, sem uma equipe dedicada para apoiá-la. Dessa maneira não tem tanta constância.

Como comprar e minerar Dogecoin?

Investir em Dogecoin pode não ser tarefa muito fácil, ainda mais se você não estiver acostumado a trabalhar com isso. Mas, existem maneiras de fazer, primeiramente:

  • Procure um Exchange;
  • Faça o cadastro;
  • Envie dinheiro para o site;
  • Compre Dogecoins.

Várias exchanges online oferecem pares de negociação de Dogecoins, podendo comprá-las igual outras altcoins, como, por exemplo, Litecoin, Ethereum e Bitcoin.

Já para minerar Dogecoins existe uma recompensa aleatória recebida para a mineração em bloco, embora isso tenha sido alterado em 2014.

As criptomoedas usam um algoritmo para provar que elas foram criadas por meio de computação, sendo que o código pode variar entre as criptomoedas. Como, por exemplo, o Bitcoin usa SHA-256, mas outras criptomoedas usam outros sistemas, a DOGE usa um sistema chamado scrypt.

Como dito anteriormente, existe um número limitado de Bitcoins que podem ser criados e isso aumenta a sua inflação. Já com o Dogecoin, isso não existe, pois não tem um limite de criação, sendo que existem cerca de 100 bilhões de Dogecoins atualmente.

Por não ter limite, o Dogecoin tem uma menor taxa de inflação ao longo do tempo, estando em circulação desde 2013. Vale ressaltar, o Dogecoin tem um número de 10 mil moedas por blocos e seu fornecimento esperado é de 5.2 bilhões por ano.

Pelo baixo preço do Dogecoin nos dias atuais, o custo de sua transação é quase zero, sendo confirmada bem rapidamente. Além disso, o Dogecoin também é uma ótima forma de investimento para fazer transações de valores rápidos e com taxas quase inexistentes.

Além de ter uma comunidade altamente engajada, comunicativa e amigável por trás de suas ações de marketing e promoção do projeto.

Existe uma carteira específica para investir em Dogecoin?

Essa criptomoeda foi criada para atender um público maior e mais amplo do que as outras criptomoedas. Seja pela facilidade de uso e até mesmo de negociações, mas também atendendo ao público que usava isso como meme ou brincadeira.

Embora os Dogecoins tenham sido ignorados, jogados de lado no início, hoje em dia ele está bem valorizado e procurado. Pois, seu preço subiu demais nos últimos meses e isso criou uma excitação por parte dos investidores que queriam obter essa criptomoeda.

Contudo, não existe uma carteira específica para investir em Dogecoin, sendo que você pode adquiri-la por alguns tipos de computadores. Sendo que, o mais indicado para investidores seria diversificar ao máximo seu portfólio de investimentos, pensando em garantir a solidez de sua carteira.

Dessa maneira, pense e estude bastante antes de investir em algo, sejam alguns imóveis, ações ou até mesmo criptomoedas. Coloque sempre na balança o poder daqueles investimentos, seu possível retorno e atente-se a possíveis perdas.

Por fim, nos dias atuais existem mais de 116 mil usuários na Reddit em relação à comunidade do Dogecoin. Sendo que eles possuem carteiras de mais de 10 mil dólares, fazendo mais de 1.329 transações a cada hora em média.



Gostou do conteúdo?

Inscreva-se em nossa newsletter e receba em primeira mão todos os nossos conteúdos e novidades.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também vai querer ler: