Vale a pena fazer investimentos de longo prazo?

31/5/2021
Vale a pena fazer investimentos de longo prazo?

Você já deve ter ouvido dizer que investimentos de longo prazo dão retornos financeiros mais altos. No entanto, este tipo de investimento pode não ser possível para algumas pessoas.

Isso porque o retorno, é claro, é de longo prazo. Mas, para quem tem paciência e um perfil menos conservador os investimentos de longo prazo podem ser uma ótima forma de investir e ter retornos mais altos.

Aqui, você saberá, realmente, se esta modalidade de investimento é adequada para as suas finanças e expectativas. Não perca!

Vantagens dos investimentos de longo prazo

O investimento de longo prazo requer algumas condições por parte do investidor. Mas, eles costumam ser mais vantajosos na questão de retorno financeiro.

A seguir, confira vantagens desta modalidade de investimento.

  • Rentabilidade mais alta: os investimentos de longo prazo, conforme já abordado, proporcionam ganhos mais elevados. E isto é um tanto óbvio, pois quanto mais tempo o dinheiro fica aplicado mais ele rende, certo? Além disso, estes tipos de investimentos apresentam taxas maiores de rendimento. Por exemplo, ao comprar um ativo agora, por um preço mais baixo, depois de anos, existe a valorização.
  • Possibilidade de reinvestir lucros: também, estes investimentos possibilitam que o investidor produza lucro sobre lucro durante um período de investimento. Assim, os rendimentos são maximizados
  • Rentabilidade total: em longo prazo, o investidor produz rentabilidade total de operações e isto gera mais capital de retorno. No caso, devido à operação dos investimentos.
  • Comodidade: pode parecer que não, mas investimentos de longo prazo trazem mais comodidade. Isso porque as transações e operações ocorrem com menos frequência do que dos investimentos de médio ou curto prazo.

Mais vantagens sobre esse time de investimento

  • Reduz riscos: parece que não também, no entanto, ao optar por investimentos de longo prazo, o risco de perdas é menor. E sabe o porquê? Os investimentos ficam menos suscetíveis às variações constantes do mercado financeiro, assim, há tempo para recuperar eventuais perdas.
  • Flexibilidade: como o investimento é de longo prazo, no “meio do caminho”, o investidor pode mudar de foco. É mais fácil corrigir, por exemplo, decisões e escolhas equivocadas. Nos investimentos de curto prazo não há tempo suficiente para isso... A cada seis meses, o investidor pode mudar seu capital de carteira.
  • Imposto de renda: quanto mais tempo um investidor leva para concluir suas aplicações, mais tempo leva para declarar a transação no Imposto de Renda. Assim, o imposto é declarado em longo prazo.

Ou seja, não é preciso declarar um grande montante todos os anos. Os valores são diluídos em anos e anos... Além disso, a tabela para declarar imposto de investimentos de longo prazo é regressiva. Ou seja, cada vez o imposto a ser recolhido é menor.

Principais investimentos de longo prazo

Agora, vamos saber quais os investimentos com retorno de longo prazo. Vamos conhecer os 8 mais populares.

  1. LCIs e LCAs: são letras de crédito imobiliário e crédito de agronegócios. Também, se tratam de títulos de renda fixa e que são emitidos por instituições bancárias. Eles são isentos de Imposto de Renda, assim, são bem atrativos e procurados.
  2. CDI e CDB: são os Certificados de Depósito Bancário. Além disso, investimentos de longo prazo com títulos também podem ser emitidos por banco e de renda fixa. O mais procurado é o CDI. Porém, o CDB proporciona um retorno mais elevado, porém, tem também prazos de aplicação maiores.
  3. Tesouro Direto: é um investimento de longo prazo aberto a pessoas físicas, pelo Tesouro Direto. O retorno pode demorar de 09 meses até mais de 720 dias. Além disso, dentro do Tesouro Direto temos o:
  • Tesouro Selic;
  • Tesouro Prefixado;
  • Tesouro IPCA+.

4. Debêntures: trata-se de títulos de dívidas que são emitidas por empresas. Possuem taxas pós-fixadas, que são baseadas no CDI.

5. Ações: é um investimento de longo prazo de risco. Mas, para investidores que não são nada conservadores pode ser uma ótima opção para investir.

6. Fundos imobiliários: é ideal para investir renda. No caso, aplica-se em fundos do setor imobiliário. E isto é menos arriscado do que comprar um imóvel, que corre riscos de desvalorizar ou “encalhar”.

7. Fundos multimercado: aqui, é possível aplicar capital em mercados diversos ao mesmo tempo e isto é uma vantagem, pois é um investimento de longo prazo diversificado.

8. Fundos de Previdência: neste tipo de investimento de longo prazo, o investidor passa a ser o proprietário de uma cota de um patrimônio total. Alguns fundos de previdência resultam em até 70% de renda variável!

Atenção na hora de investir

Seja investimentos de longo prazo, médio ou curto, é sempre bom prestar atenção antes de aplicar o dinheiro.

Confira 10 dicas e orientações:

  1. Sempre se atente para fazer a validação do intermediário financeiro.
  2. Não opte por entidades que não lhe ofereçam garantias claras de competência e de segurança também.
  3. Certifique-se de que as entidades estejam, realmente, credenciadas na CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários).
  4. Sempre leia muito bem e atentamente todos os documentos, no caso antes de fechar investimentos de longo prazo. Nunca assine nada sem ler, documentos rasurados, etc.
  5. Certifique-se e confirme todas as informações e dados que forem lhe passados. Não aceite nada somente verbal. Tudo deve estar documentado e assinado por todas as partes envolvidas.
  6. Não invista tudo o que você tem no mesmo investimento de longo prazo. Diversifique!
  7. Opte sempre por investir em categorias de ativos diversificadas. Por exemplo: participação em fundos, compra de ativos, etc.
  8. Sempre opte por valores imobiliários com variados graus de riscos.
  9. Considera a fase da vida em que você está optando pelo prazo de retorno do investimento.
  10. Nunca contrair empréstimos ou dívidas para investir, isto nunca vale a pena!

Estude, pesquise, se informe, a fim de não ter perdas, transtornos e problemas na hora de começar a fazer investimentos de longo prazo! Eles valem a pena, se realizados com segurança e com o máximo de conhecimento que você for buscar, conforme o que foi abordado no nosso artigo!



Gostou do conteúdo?

Inscreva-se em nossa newsletter e receba em primeira mão todos os nossos conteúdos e novidades.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também vai querer ler: